This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

HSMai Brasil debate ações da hotelaria frente a “revolução digital”

HSMai Brasil debate ações da hotelaria frente a “revolução digital”

A terceira edição da Strategy Conference da HSMai Brasil, que acontece até as 18h de hoje no Hotel Hilton São Paulo Morumbi, apresentou o painel “A Revolução Digital das Viagens: A Hotelaria Clama por Ações”, ministrada por Dan Kowalewski, sócio na empresa Oliver Wyman e ex-chief revenue officer da Wyndham Hotels.

“Existe um auge na disrupção digital em todo o mundo e 35% das ações do mercado do viagens sofreram alterações nos últimos anos, principalmente com a intervenção dos intermediários. OTA´s ganharam uma grande fatia do mercado e ainda estamos assistindo essa transformação diante de nossos olhos”, explicou o executivo.

Segundo Kowalewski, “temos novos concorrentes que irão mudar a combinação “dispositivos móveis-vendas. Ao mesmo tempo, o mercado continua em busca de intermediários, motores de busca e redes sociais. Daqui a pouco tempo, até o fabricante do seu celular irá interferir no modo como os viajantes compram suas experiências. O relacionamento entre a Apple, por exemplo, e uma rede de hotéis será tão próximo que influenciará seu usuário na escolha por um hotel”, diz o especialista.

Para o especialista, “não se trata de que intermediará e sim, como e quando irão fazê-lo. A penetração das viagens online  cresceu em mercados emergentes fora dos Estados Unidos e Europa, chegando a dois dígitos na América Latina e ainda contabilizando aumentos. As OTA´s aparecem como responsáveis por 15% deste volume, devendo chegar a 45% daqui a pouco tempo. Nesse contexto, temos outro cenário que é o das empresas digitais que vendem conteúdo para essas plataformas”.

Kowalewski também aponta como tendência, o atendimento que dispensa o modelo vendedor/cliente e otimiza a comunicação, identificando os interesses dos consumidores e auxiliando-os na melhor escolha. “Temos de pensar em distribuição como uma função muito mais do que holística. Saber para que está vendendo, tirar proveito de elementos como a localização do hotel, enfim, como atrair o cliente mais criterioso. O papel dos profissionais que cuidam disso está mudando cada vez mais nos dias de hoje”.

Jarrett Stidham Jersey