This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

Painel reúne principais temas do marketing digital pertinentes aos setores de turismo e hotelaria

Painel reúne principais temas do marketing digital pertinentes aos setores de turismo e hotelaria

Durante o Sales & Marketing Conference realizado hoje (18) pela HSMAI Brasil, um painel reuniu três dos palestrantes para argumentar os principais temas de debate do evento, com mediação de Gabriela Otto, presidente da associação. Os especialistas Leonardo Naressi, fundador da DP6, César Nunes, diretor de Vendas e Marketing da GJP Hotéis e Renan Cardoso, Omni-Channel Marketing Analyst da Azul Linhas Aéreas, integraram a discussão.

Segundo César Nunes, da GJP, a hotelaria ainda trabalha pouco com análises estatísticas e não tem muita eficiência ou conhecimento neste segmento. “Deveríamos dar um passo para trás e estudar melhor esse pensamento, investindo corretamente. Para aumentar o tráfego de clientes no site do hotel, por exemplo: quanto precisamos investir? Antes de ver onde gastar, como podemos gastar melhor?”, defende.

Pensando que o consumidor é cada vez mais digital, outro tema de debate foram hábitos dos clientes. Gabriela Otto indagou que a desistência nos sites de hotéis é de 80%. De acordo com Renan Cardoso, da Azul Linhas Aéreas, o processo está tão rápido no varejo que as pessoas acabam comprando mais por impulso. Nos sites de hotéis, entretanto, é diferente. “As compras e o processo de finalização passam por mais detalhes. A pessoa tem mais tempo para pensar, pois a navegação é mais complexa. No geral, os sites estão evoluindo nesse quesito. Mas muitos ainda não trabalham tão bem o apelo visual”, afirma.

Para Nunes, a hotelaria tem mudado e se profissionalizado muito nas área de marketing e vendas. “Estamos num período em que a hotelaria precisa gerar resultado. O gerente geral, que deveria muitas vezes cobrar resultados deste setor, normalmente não o conhece tão bem. Fala-se muito sobre fidelização e muitas vezes se esquece que ela pode estar no meio digital e vai além do serviço”, explica.

Constatando que o hoteleiro começou observar não só a necessidade de obter resultados, mas também de manter o cliente, Leonardo Naressi explicou que existem três etapas: o setor de vendas é responsável por trazer o clientes; o de operações, por manter o resultado; e o de marketing, de trazê-lo de volta.

Ao final da palestra, Naressi sugeriu, como dica prática aos participantes, que gerenciem os dados dos clientes e usem essas pequenas ferramentas. Nunes enfatizou a também o uso mais assertivo destas ferramentas, mas não deixando a ousadia de lado.

Jarrett Stidham Jersey