3 dicas para tornar seu E-mail Marketing uma potência de Receita
Imagine seu hóspede abrindo o email da sua última campanha e dizendo: “Outro? E por que eu iria querer isso?”
Essa é uma reação que você quer evitar como hoteleiro, especialmente quando está tentando recuperar um hóspede abandonado, nutrir um relacionamento existente com o hóspede ou simplesmente permanecer competitivo contra OTAs e outros hoteleiros. Inundar as caixas de entrada dos seus hóspedes com e-mails genéricos e irrelevantes não é como você aproveita um dos seus canais de comunicação mais poderosos.
- 75% dos consumidores estão altamente insatisfeitos com e-mails impessoais.
- 34% dos usuários da internet nem leem ou excluem e-mails da marca metade do tempo.
Enviar mais desses e-mails “lixo” só afastará os hóspedes ainda mais da sua marca. Seu canal de e-mail é vital para a comunicação com os hóspedes e um bloco de construção necessário para promover relacionamentos com os hóspedes e uma ferramenta para adquirir e converter novos hóspedes.
Precisamos falar com os hóspedes como se os conhecêssemos, porque os conhecemos. Aplicar essa ideia e infundir mensagens de e-mail com dados dos hóspedes faz com que o conteúdo se destaque aos olhos do seu público-alvo.
E e-mails personalizados aumentam as taxas de abertura em 26%.
Cada campanha de e-mail é uma chance de aplicar o que você sabe sobre seus hóspedes. Também é uma chance de coletar mais dados sobre seus segmentos-alvo para se destacar entre a concorrência, fortalecer seus relacionamentos com os hóspedes e continuar agregando valor àqueles que visitam seu hotel com fidelidade. Porque quando as campanhas repercutem, os hóspedes percebem — e são mais propensos a abrir suas carteiras para um hotel que os “entende” do que um que não os entende. Seu e-mail pode ser uma potência se você souber como torná-lo um.
Então, seguem 3 dicas da CMO da Revinate para o setor de hospitalidade:
- Use seu canal de e-mail para ser competitivo com as OTAs
As OTAs são úteis para ajudar você a alcançar novos hóspedes, mas depois disso, eles devem sair do relacionamento. Investir em seu canal de e-mail para criar hóspedes fiéis e recorrentes torna você menos dependente de OTAs e reduz seu custo de aquisição. Você pode estar aumentando sua demanda investindo seu budget de marketing nas OTAs, mas está perdendo negócios diretos ao perseguir volume. Ao atingir seus segmentos mais lucrativos com seu email mkt, você não só economizará dinheiro, mas também trará negócios diretos e confiáveis para seu hotel.
- Redirecione (retarget) e recupere hóspedes abandonados com um valor agregado
Porque os clientes estão saindo do seu site?
Para evitar isso, comunique seu valor desde o início.
A realidade é que nem todos os hóspedes concluirão suas reservas, e muitos abandonarão seu motor de reservas. Como você retorna para esses hóspedes é o que importa, e uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é com e-mail mkt. Apenas certifique-se de que seus e-mails estejam repletos do valor que você traz para esse hóspede — seja incluindo um incentivo ou destacando suas comodidades exclusivas.
- Conte uma história com os dados que dispõe
Cada canal conta uma história, especialmente seu e-mail mkt. Essa “história de dados” revela a inspiração do seu hóspede para reservar e começa a expor os capítulos da jornada do hóspede — da pré-chegada à pós-estadia. Por exemplo, talvez você tenha coletado o endereço de e-mail do seu hóspede quando ele entrou no seu mecanismo de reservas, mas ele não converteu. Mas o e-mail acionado incentivando-o a concluir a reserva e aproveitar seu spa à beira-mar o levou a abrir o e-mail e concluir a reserva. Então, quando ele chega à sua propriedade, você envia um e-mail com uma oferta de spa com desconto, e você vê que ele abriu o e-mail e reivindicou a oferta. Este hóspede é claramente motivado por conteúdo de spa e bem-estar, então esse tipo de mensagem provavelmente chamará sua atenção no futuro.