This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

2ª CONFERENCE – HSMAI discute em evento estratégias de turismo e hotelaria

2ª CONFERENCE – HSMAI discute em evento estratégias de turismo e hotelaria

Profissionais abordaram temas como tecnologia, perspectivas e crise econômica

A HSMAI realizou ontem, 16, em São Paulo, a 2ª HSMAI 2015 Strategy Conference. Na ocasião, profissionais realizaram palestras e discutiram temas relevantes para a estratégia de turismo e hotelaria no Brasil.

O primeiro palestrante, André Perfeito, economista e chefe da Gradual Investimento, discutiu o tema “Além da Dilma: A maturação do plano Real e desafios”. A perspectiva do profissional em relação ao cenário econômico atual do Brasil não é pessimista e acredita que temos potencial a ser explorado. “O Brasil é um dos poucos países do mundo que pode exportar matéria prima e bens industrializados”, explicou. “O Brasil está mal, mas possui algumas vantagens. O país tem um nível de reservas tão alto que se não exportar mais nada tem dinheiro para sobreviver por 13 meses”, completou.

O economista acredita que estamos passando por um problema estrutural do plano real e que não está relacionado com o PT. Ele lembrou que em 2005 a taxa de juros real era de 12%, uma situação disfuncional no ponto de vista do mercado financeiro. “Ganhar dinheiro no Brasil ficou mais difícil. Quando a taxa de juros estava a 12% era fácil, qualquer coisa que você fizesse já gerava 12%. Agora, com a taxa de juros mais baixa, é preciso trabalhar novas formas para ganhar dinheiro”, explicou.

Perfeito terminou a palestra pedindo calma à plateia. “Tenham fé. Se a gente achar que está ruim a gente vende – e barato. Eu tenho medo de que daqui a 10 anos só tenham estrangeiros donos das coisas e que tenhamos vendido tudo muito barato”, afirmou.

Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, fez uma palestra sobre tecnologia e “bombardeou” a plateia com inúmeros slides sobre o tema. O profissional afirmou que estamos na era das experiências e que se antes a evolução dos produtos demorava 30 anos, agora leva apenas um ano.

O CEO acredita que hoje o lucro está nas ideias e nas inovações. Ele apresentou alguns exemplos como um aplicativo que pode ser usado em Paris, Londres e Nova York e que possibilita o turista ver cenas de filmes famosos, como “Um Lugar Chamado Notting Hill”, onde elas foram gravadas.

Em seguida foi a vez de Paulo Salvador, diretor de distribuição da InterCity Hotéis, apresentar o CEO da Citizen M Hotels, Michael Levie, que fez sua conferência via Skype. O hoteleiro apresentou algumas inovações empregadas em sua rede de hotéis butique. “É preciso criar novos processos, ir além do chocolate no travesseiro”, afirmou.

Antes de lançar um hotel, a rede constrói os quartos em fábricas, como se cada um fosse uma espécie de container. Depois, eles são “encaixados”, formando o hotel. 80% do prédio é feito previamente, possibilitando que, desta forma, um empreendimento possa ser lançado em 11 ou 12 meses.

Outra inovação são os iPads que controlam tudo o que está no quarto, eliminando a necessidade de controles. Os aparelhos estão conectados a uma central e o hotel pode, desta forma, antecipar possíveis problemas no quarto, como ar condicionado que não está funcionando, por exemplo.

Brian Payea, VP da Tripadvisor, falou sobre a companhia e explicou como utilizar melhor a ferramenta. Além disso, destacou a importância de ter conteúdo responsivo a smartphones, já que 50% do tráfego vem desta forma.

Jean Rosier, diretor da Perestróika, incitou o publicou a fazer diferente. “Todo mundo quer se diferenciar, mas ninguém faz diferente. E por quê? Porque, no fundo, tem medo de dar errado”, explicou. Ele também lembrou a importância dos gestores em participar não somente da estratégia, mas também da operação, aumentando assim as chances de sucesso.

Diogo Canteras, da HotelInvest, discorreu sobre as perspectivas da hotelaria no Brasil. Ele acredita que é necessário nos prepararmos para uma crise prolongada e que a primeira medida é cortar custos. Também é importante deixar os investidores prevenidos sobre este cenário, mas que, a longo prazo, valerá cada vez mais a pena investir em hotelaria.

Também palestraram Paulo Campos, da Insper e Sustentare, Patrick Bosworth, CEO da Duetto e Annie Morrisey, da Atlantica Hotels.

Fonte: Revista Hotelnews

Matéria original AQUI.

Jarrett Stidham Jersey