This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

HSMAI: Reinvenção como solução para cenário de encolhimento em viagens

HSMAI: Reinvenção como solução para cenário de encolhimento em viagens

Frente a um cenário de crise e no qual qualquer investimento exige reflexão, a palavra de ordem para o viajante brasileiro é: pesquisa. De acordo com especialistas, o hábito das viagens não entrou em colapso, mas mudou suas características e a ponderação ganhou o espaço outrora ocupado pela certeza. Palestrante do mais recente painel da HSMAI Brasil, que acontece hoje (10), em São Paulo, Claiton Armelin, da CVC, engrossa esse coro e – parafrasenado um popular cantor nacional – aponta a saída para essa situação: reinventar.

“O cliente de hoje se modificou e vai consumir a mesma oferta de ontem. Aí entra a reinvenção”, pontua o executivo. Segundo Armelin, o ponto já conhecido pelo mercado é que toda a mudança de rota começa pela alteração do hábito de consumo e isso já está ocorrendo.

Conforme detalha o representante da CVC, que fala a uma plateia repleta de vendedores hoteleiros, o que ocorre é que o brasileiro não abre mão de sua viagem, mas modifica suas pretensões. “Nossos clientes continuam tendo o dinheiro separado para suas férias. O que ocorre com ele é uma descida de degrau no tipo de viagem e hospedagem”.

A teoria de Armelin desenha os tipos de viajantes e a postura que eles adotam. De acordo com o palestrante, a viagem que antes era ao exterior passou a ser feita para resorts dentro do Brasil, muito em virtude da conversão do dólar ou simplesmente pela intenção de poupar. Seguindo essa tendência, os hóspedes cinco estrelas passaram para empreendimentos com menos luxo e os que usavam hotéis quatro estrelas foram para meios de hospedagem inferiores.

“O que ficou escasso foi o passageiro ‘três estrelas’ e é para ele que estamos criando estratégias novas”, revela, pontuando a experiência que está vivendo atualmente. Na tática montada pela empresa que representa, Armelin conta que a saída escolhida foi a criação de rotas curtas para cidades vizinhas ao viajante dando a ele a possibilidade de viajar sem pegar avião e para pousadas.

“São roteiros regionalizados que dão a oportunidade para que esse passageiro volte a viajar, mas com preços mais acessíveis. É a saída que estamos encontrando para trazer esse passageiro para dentro da loja sem o deixar sair sem viajar”.

O evento, que acontece no InterContinental São Paulo segue ocorrendo com um painel de debates.

Matéria original no Hôtelier News AQUI.

Jarrett Stidham Jersey