This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

Profissional debate a visão econômica no Brasil em 2018

Profissional debate a visão econômica no Brasil em 2018

A última palestra na parte da manhã da 4ª Strategy Conference, da HSMAI Brasil, realizada hoje, 8, em São Paulo (SP), foi apresentada por Patrícia Palermo. A economista e professora da ESPM discutiu o tema “Visão econômica para o Brasil em 2018”.

“Depois de oito trimestres caindo, não podemos esperar que a economia levante e saia correndo. Se isso acontecesse, teríamos uma recuperação artificial, com uma baixíssima possibilidade de se manter”, explicou Patrícia.

A economista explicou sobre a ociosidade na economia brasileira e suas consequências. “Tem ociosidade na nossa economia. E com isso, ela pode se reativar sem necessariamente criar mais empregos. Primeiro, teremos uma recuperação percebida pelas empresas. Depois, elas irão começar a recontratar pessoas”, afirmou.

De acordo com Patrícia, o Brasil sempre foi um país que demitiu muito e contratou muito. “O país roda 50% dos empregos formais, é muita coisa, por isso somos mal atendidos em alguns lugares”, afirmou. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 13 milhões de desocupados, ou seja pessoas que procuram trabalho, mas não encontram. “Valemos mais quando estamos ocupados e trocamos de emprego. Quem vai ao mercado de trabalho sem estar vinculado a uma empresa, em geral tem a sua renda diminuída”, explicou.

Em 2017, depois de haver a aceleração inflacionada, o Brasil teve uma desinflação. Ao longo desse ano, principalmente quem continuou empregado, teve ganhos reais nesse ano. E isso ajudou as famílias a voltarem a consumir. “O nosso crescimento no ano que vem pode ser aumentado ou diminuído com cenas que não estão ainda no nosso radar. Questões externas e internas, como as safras, que podem ter problemas por conta das mudanças climáticas”, afirmou.

Segundo a economista, as pessoas estão recuperando a confiança e devem voltar a comprar bens de consumo parcelados. “Mas não vão comprar apartamentos. E quando eles são construídos empregam muita gente”, afirmou.

Ela também discutiu a reforma trabalhista, que entra em vigor em 11 de novembro. “Em um primeiro momento vai criar insegurança. Mas, a longo prazo, vai criar mais flexibilidade e vai estimular a contratação legal de funcionários”, apostou.

E 2019? “Ainda é uma incógnita”, finalizou Patrícia.

Fonte: Revista HotelNews

Jarrett Stidham Jersey