This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

2ª CONFERENCE – HSMAI: “O Brasil vive uma época de grandes problemas, mas saíra da crise”, diz primeiro palestrante

2ª CONFERENCE – HSMAI: “O Brasil vive uma época de grandes problemas, mas saíra da crise”, diz primeiro palestrante

A HSMAI Brasil realiza hoje (16), no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, a 2ª HSMAI 2015 Strategy Conference. A primeira palestra tratou de um tema que preocupa todo mundo, O Cenário Nacional, oportunidades e desafios para 2016, discorrido pelo economista André Perfeito.

O profissional mostrou um panorama sobre a situação externa, o comércio mundial e o Brasil. Segundo Perfeito a situação mundial não é positiva. “As principais economias mundiais estão vivendo uma guerra monetária, e os seus bancos centrais nunca emitiram tanto dinheiro como agora e isso faz com que as taxas de juros caiam. A Alemanha, por exemplo, tem uma taxa negativa de juros e esse cenário é surrealista, pois você sabe que vai perder dinheiro se emprestá-lo”, avalia. 

Segundo Perfeito, a situação na Alemanha faz com que empréstimos sejam feitos no país para serem investidos em outros mercados, como o dos Estados Unidos. “Isso faz com que o Dólar se valorize no mundo e o Euro se perca força”, explica. 

Sobre o comércio mundial, o economista disse que grandes economias deixaram de ser exportadoras, “O Japão, por exemplo, hoje acumula um deficit muito grande depois da crise de 2008. Isso é bastante novo no comércio internacional, e o que acontece a partir daí? Eles acabam emitindo mais sua própria moeda com o objetivo em desvalorizá-la, aumentando as chances para a própria exportação.” Toda a economia mundial perdeu muito depois da crise de 2008, inclusive o Brasil”, comentou.

Os gráficos da apresentação de Perfeito demonstram que o comércio mundial está voltando a crescer em alguns cenários, e ele considera que isso é positivo.

Sobre o Brasil, Perfeito afirmou que o País tem mais de US$ 370 bilhões de reserva e num quadro comparativo com outras nações, é o que tem a maior reserva. “Nunca tivemos tanta reserva assim e com ela podemos viver um ano. Esse é um indicador de solvência muito alto e é muito positivo”, avaliou.

O economista apontou que se a recente desvalorização da moeda brasileira fosse numa outra época, o País poderia estar em sérias dificuldades. “Se fosse há alguns anos poderíamos quebrar, mas com as reservas, Isso não vai acontecer, pois ela é alta”, enfatizou.

Perfeito finalizou dizendo que o Brasil é um dos poucos países do mundo que pode exportar matéria prima e produtos industrializados. “São muito poucos os países que têm essa vantagem, e é por isso que acredito que iremos conseguir superar esse momento, sair da crise e superar este momento, que está sendo de muito aprendizado.”

Fonte: Hôtelier News

Matéria Original AQUI.

Jarrett Stidham Jersey