Enquanto um prêmio em dinheiro é esquecido rapidamente, uma viagem é algo singular por se tratar de uma experiência marcante. Para muitas pessoas, é uma chance única de viver algo diferente do que estão acostumadas, o que traz uma gratificação enorme. Mas poucos sabem realmente os resultados finais ao presentar colaboradores com uma viagem prêmio ou uma viagem de incentivo.

A premiação em forma de viagem colabora para a melhoria da autoestima de indivíduos direta (colaboradores) e indiretamente (parceiros comerciais/fornecedores/clientes) ligados à empresa. Assim, dá motivação para que as metas sejam atingidas e/ou que a parceria prossiga, até mesmo para conseguir ganhar um próximo prêmio. Como as viagens podem ser concedidas a públicos distintos, isso mostra que a empresa valoriza o relacionamento e reconhece a importância dos indivíduos.

Pensando nisso, fizemos uma comparação para tirar todas as dúvidas de uma vez por todas!

viagem prêmio ou viagem de incentivo
À maioria das pessoas, viajar é uma chance única de viver algo diferente do que estão acostumadas, o que traz uma gratificação enorme

Viagem prêmio

Quando aplicar?

A viagem prêmio é uma forma de recompensa e reconhecimento do trabalho do colaborador, cliente ou fornecedor que, na maioria das vezes, opera no setor comercial, mas não necessariamente. Geralmente é atrelada ao cumprimento de metas, fechamento de um ótimo cliente ou aumento de produtividade. Além de ser uma experiência inesquecível, a viagem prêmio melhora o relacionamento do funcionário dentro da empresa.

Quais as bonificações?

No caso da viagem prêmio, trata-se de uma viagem usual, que poderia ser comprada individualmente, mas nesse caso será paga pela empresa e concedida ao premiado. O ganhador pode escolher a data da viagem e, algumas vezes, até mesmo o destino, geralmente dentre opções pré-selecionadas – normalmente entre três ou quatro.

Diferentemente da viagem de incentivo, a viagem prêmio não é feita em grupo. Normalmente, cada ganhador viaja sozinho ou com um acompanhante e fica inteiramente livre para desfrutar como quiser.

Vale lembrar que a viagem prêmio não funciona apenas para os colaboradores do time de vendas. É uma premiação que também pode ser oferecida para funcionários de outras áreas que tiveram um bom desempenho e atingiram as metas. É preciso ter cuidado para ser justo na seleção dos ganhadores e não desestimular os demais. Mas, sim, valorizar os que se esforçaram para buscar ou ultrapassar bons resultados.

É também utilizada para fortalecimento da parceria com clientes e fornecedores, que premiam aqueles que influenciam externa e diretamente nos resultados da empresa.

Enquanto a viagem prêmio é uma forma de recompensa e reconhecimento do trabalho, a viagem de incentivo promove motivação e valorização do relacionamento

Viagem de incentivo

Sabemos que a viagem prêmio parte do princípio do reconhecimento, certo? Por sua vez, a viagem de incentivo, além do reconhecimento, também promove motivação e valorização do relacionamento. Isso não se aplica apenas aos colaboradores, mas também aos clientes e parceiros da empresa. Nas campanhas de incentivo, a viagem é o prêmio máximo, sendo a preferida em comparação a prêmios em dinheiro ou produtos. Afinal, ela não somente fica guardada na lembrança, como tem um pelo emocional e oferece uma experiência exclusiva e customizada. É a grande comemoração de um sucesso!

Quando aplicar?

A viagem de incentivo tem data marcada e é feita para um grupo de ganhadores. Para fazer com que cada participante se sinta especial, além do cuidado com a escolha do destino ou destinos, da hospedagem e a entrega de um kit completo, com detalhes do roteiro, mensagem de parabéns e de boas-vindas, a empresa precisa se atentar a outros detalhes que irão surpreender os ganhadores. Ela deve fornecer atendimento diferenciado nos lugares visitados e uma programação com roteiro exclusivo.

Como parte da programação, já imaginou oferecer para os ganhadores um jantar surpreendente preparado por um chef famoso? Ou um tour pelos bastidores de um castelo ou teatro que geralmente não é aberto ao público? Uma visita guiada por um historiador de renome? Um passeio onde os guias estão vestidos como personagens da história do lugar? Chegar a um restaurante dirigindo carros vintage e, literalmente, parar o trânsito?

Estes são exemplos de experiências realmente exclusivas oferecidas pela Costa Brava, que os viajantes normalmente não poderiam comprar. Afinal de contas, mesmo que outra empresa faça uma viagem de incentivo para o mesmo destino, ela não será a mesma coisa, pois as atrações e a interação com o grupo são realmente únicas.

Para mostrar que tudo foi personalizado, pensando em cada ganhador, citamos um outro exemplo interessante já realizado pela Costa Brava: deixar um tablet na cama de cada participante, logo na chegada ao hotel. Ao acessá-lo, os viajantes encontram um mapa em realidade virtual dos eventos programados, bem como dicas de roteiros e atrações no destino.

Quais as bonificações?

Por ser tão marcante na vida das pessoas, a viagem de incentivo acaba sendo uma fonte de melhoria no relacionamento pessoal e profissional.

Naturalmente os colaboradores se sentem mais motivados a atingir os melhores resultados, os parceiros se veêm reconhecidos e os clientes, mais valorizados pela empresa. Já comentamos sobre a relação entre motivação e viagem de incentivo em um post anterior.

Portanto, é preciso prezar pela excelência e qualidade. Somente assim proporcionará uma experiência especial, o que envolve diversas tarefas e exige tempo. Para evitar problemas e até colaborar na redução de custos, a viagem de incentivo é contratada diretamente com agências de viagens comprovadamente especializadas.

Então, qual escolher: viagem prêmio ou viagem de incentivo?

Aqui é preciso pensar qual o objetivo principal em oferecer este tipo de premiação. Apesar da viagem prêmio e a viagem de incentivo consistirem em bonificações, elas partem de princípios diferentes.

Lembre-se: a viagem prêmio visa o reconhecimento do trabalho e das conquistas profissionais, o que é algo bastante importante e positivo.

Já a viagem de incentivo, além disso, promove a motivação e a valorização para que o ganhador traga resultados ainda melhores para a empresa, continue trabalhando em prol da parceria ou fique mais satisfeito. A vantagem está no seu forte apelo emocional, na originalidade e na exclusividade. Assim, a viagem de incentivo quando bem estruturada e bem lançada atinge sempre seus objetivos, como o aumento do lucro da empresa, entre outras vantagens.

Por último, é relevante pontuar que, embora para alguns a viagem de incentivo pode parecer que tem um custo muito alto, ao contrário, o investimento compensa mais do que a viagem prêmio. Isso porque, por ter sido estruturada, planejada e lançada por uma agência especializada, além de ser feita em grupo, as despesas podem ser divididas e melhor planejadas, além do que, normalmente, com o atingimento das metas, os custos da viagem já estavam embutidos, de modo que não representaram despesas extras.

Nosso post te ajudou a esclarecer as suas dúvidas sobre viagem prêmio e viagem de incentivo? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte com nossa equipe de craques para organizar suas viagens premiação ou de incentivo.