Ao longo desta quinta-feira (10), acontece em São Paulo a 3ª Strategy Conference da HSMAI Brasil, que reúne profissionais das áreas de Marketing e Vendas do Turismo e da Hotelaria. Gabriela Otto, presidente da entidade no Brasil, reforçou o foco da entidade na estratégia e em seus três principais pilares: Otimizar a receita, inspirar o marketing e impulsionar vendas.
Abrindo o evento, Alex Fiz, vice-presidente de Vendas para Caribe e América Latina da Marriott International, e Paulo Salvador, diretor de distribuição da Intercity Hotels, falaram sobre o tema Consolidações: Novos tempos, Novos modelos. Salvador iniciou explicando um pouco sobre as grandes consolidações do mercado, incluindo a Marriott e a Starwood e também alguns buyers, como a Expedia unindo-se com a Travelocity e outras companhias.
“Por que este movimento? Em linhas gerais, porque os custos de distribuição e aquisição de clientes se tornaram muito elevados”, definiu o executivo, destacando ainda a necessidade das empresas de controlar o tráfego no ciclo de compra do cliente. “No caso dos buyers, a consolidação é um movimento de ataque: controlar este ciclo. Já para os suppliers, é uma defesa de seu core business, que é receber os viajantes”, completou.
Fiz destaca o resultado da recente fusão entre a Marriott e a Starwood: mais de 5.700 propriedades em todo o mundo, com 30 marcas e 1,1 milhão de quartos. “Um grande desafio para as equipes de vendas, mas também uma grande oportunidade”, definiu o executivo. A proposta da companhia é não só ser a maior do mundo, mas também a melhor. E para isto, a estratégia é usar o amplo leque de diferentes bandeiras administradas para oferecer experiências mais adequadas para cada perfil de cliente. “Temos, por exemplo, um grande foco em inovação”, colocou ele.
Fonte: Revista HotelNews