Mídia

HSMAI Brasil na mídia

Atribuição de resultados em marketing é tema de primeira palestra no HSMAI Sales & Marketing Conference

Atribuição de resultados em marketing é tema de primeira palestra no HSMAI Sales & Marketing Conference

Teve início a pouco, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP), o Sales & Marketing Conference organizado pela HSMAI Brasil. Leonardo Naressi, sócio-fundador da DP6, ex-presidente da Digital Analytics do IAB Brasil e professor de Big Date e Data Science na pós-graduação da ESPM, iniciou as palestras do evento abordando atribuições de resultados em marketing digital.

Para o palestrante, planejar as ações de marketing considerando as soluções em cada canal de venda é essencial. Ele enfatizou principalmente que, no segmento de turismo e viagens (no qual grande parte dos negócios é hoje digital), a elaboração de cada etapa minuciosamente tornou-se essencial. “Cada ferramenta tem uma função e cada canal tem um papel nessa jornada. Cada ação deve ser planejada pensando no resultado final”, afirma Naressi.

Segundo o especialista, é importante focar além do Google e dar importância a outras ferramentas, realizando um planejamento completo e estratégico. “O último passo não é responsável pela decisão do cliente. Por isso precisamos fazer também os banners gráficos, pensar nos principais portais para anúncios, e trabalhar com outros canais, como anúncios em rádio, por exemplo. O ciclo de decisão é diferente para cada produto. Cada segmento é diferente para a tomada de decisão do cliente”, explica.

Entre as principais ferramentas disponíveis no mercado que têm sido utilizadas de forma eficaz, Naressi citou o chamado Media mix modelling, metodologia mais aplicada para avaliação de budget, que direciona a estratégia a cada período (analisando experiências passadas e pensando em futuras possibilidades); as métricas para o marketing digital, que possibilita a aplicação de dados de forma eficaz e otimização do ROI (retorno sobre investimento) e a atribuição algoritmia, que possibilita utilizar a inteligência artificial e o Data Science a fim de avaliar o resultado possível para analisa a entrada de cada canal, para trabalhar com todas as combinações.

Fonte: Revista HotelNews

Jarrett Stidham Jersey