This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

2º PAINEL – Desafios e oportunidades do revenue management no Brasil são tema do Painel HSMAI Brasil

2º PAINEL – Desafios e oportunidades do revenue management no Brasil são tema do Painel HSMAI Brasil

Lígia Centurion, diretora de soluções para a América Latina do HRS Group; Guilherme Marques, revenue manager Regional do Pestana Hotels & Resorts; Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil; Adriana Ramos, diretora Comercial do GTA América do Sul e Marcelo Marinho, diretor de Operações e Marketing do Intercity Hotels  
(fotos: Giulia Ebohon)

Incorporado por grande parte das redes hoteleiras internacionais e cultivando seu espaço na hotelaria nacional, o RM (Revenue Management) é tema que desperta curiosidade e receios entre hoteleiros. Com o intuito de compreender os ganhos e obstáculos impostos pela hotelaria brasileira à área de atuação, o painel HSMAI Brasil trouxe quatro especialistas para falar sobre a importância e as principais dificuldades enfrentadas pelo profissional que atua no segmento.

O evento, que aconteceu na manhã de hoje (12) no Pullman São Paulo Ibirapuera, contou com a participação de Adriana Ramos, diretora Comercial do GTA América do Sul, Lígia Centurion, diretora de soluções para a América Latina do HRS Group; Guilherme Marques, Revenue Manager Regional do Pestana Hotels & Resorts e Marcelo Marinho, diretor de Operações e Marketing do Intercity Hotels.

Contando um pouco de sua experiência no mercado norte-americano, Adriana Ramos ressaltou a distinção entre o conceito e a prática de RM nos EUA e no Brasil. A flexibilidade brasileira, o diálogo assimétrico entre o setor de Vendas, e a dificuldade de incorporar os conceitos de RM no hotel, revelam entre outras coisas, a imaturidade deste ramo no País, que entretanto, de acordo com a executiva, vem sendo cada vez mais reconhecido pela hotelaria nacional.

Uma vez que o ramo não possui uma base acadêmica que sustenta a profissão, um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais da área é demonstrar a importância de seu trabalho. De acordo com Adriana, este caráter secundário conferido à função é projetado no mercado sob a forma de remuneração baixa e falta de reconhecimento do trabalho. Diante disso, crescer com a atividade é confrontar um mercado que ainda não compreende a importância e os ganhos de possuir um profissional especializado no tema inserido na gestão de hotéis. Crescer como RM é mostrar que bons resultados vem de um bom planejamento estratégico e que este planejamento é construído por alguém que vai além do departamento de vendas.

Captura de Tela 2015-07-10 às 20.23.50Painel incentiva participação do público

Como complemento, Lígia apontou que para encontrar uma forma coesa de atuação dentro da função de revenue manager no Brasil é necessário reconhecer que o mercado hoteleiro brasileiro possui uma dinâmica própria definida por aspectos culturais e econômicos endêmicos do País. Para a executiva, é imprescindível entender que 91% dos hotéis no Brasil são independentes e, estes, por sua vez, não oferecem treinamentos e não dispõe da área de atuação do RM, o que vai influenciar no modo como o esses meios de hospedagem vão enxergar o trabalhador que executa a função.

Os profissionais atuantes na função, em micro e macro empresas, fazem planejamentos nos quais são analisadas as demandas do mercado e os fatores internos e externos que influenciam no desempenho do hotel. Além disso, medem os níveis de tarifa, elaboram uma política de duração de estadia, analisam a melhor precificação disponível, reconhecem a variação entre temporadas e pensam em tarifas corporativa dinamicas reconhecer variação. “Pessoas se intitulam RM sem ter estudado isso, a profissionalização precisa acontecer para acabar com alguns tabus sobre a área”, conclui.

Guilherme Marques e Marcelo Marinho, que além de comandarem o painel também são membros da HSMAI Brasil, frisaram ainda a necessidade de incorporar o profissinal da área debatida junto às equipes de Vendas e Marketing para que, reconhecendo os limites de cada departamento, não haja um hierarquia entre os ramos. “O setor de Vendas, Marketing e RM devem trabalhar juntos pra obter resultados positivos”, enfatizou Marinho.

Fonte: Hôtelier News

Jarrett Stidham Jersey