This is the default blog title

HSMAI Brasil na Mídia

1ª CONFERENCE – HSMAI estreia no Brasil com conferência em SP

1ª CONFERENCE – HSMAI estreia no Brasil com conferência em SP

Em evento realizado no hotel paulistano Pullman Ibirapuera, a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) iniciou suas atividades no Brasil. A entidade global de vendas, marketing e profissionais de gestão de receitas, que está sendo representada por Gabriela Otto, sócia-proprietária da GO Associados, realizou nesta quarta (12) a 1ª HSMAI Strategy Conference, que reuniu aproximadamente 110 profissionais de hotelaria e contou com cinco painéis.

Para a consultora, o propósito da chegada da associação ao País é estimular a valorização do conhecimento entre os agentes do setor nacional. “Queremos que o próprio mercado reconheça a importância da atualização constante dos colaboradores”, destaca.

A série de palestras foi aberta por Bob Gilbert, CEO da HSMAI. O gestor falou sobre as mudanças na gestão de vendas nos últimos anos, principalmente pela alteração do perfil dos clientes e pelo surgimento das transações online. “O comprador está mais engajado e bem informado. Antes o estilo que predominava era o manipulador, já que o poder estava nas mãos do vendedor. Agora esse poder mudou para as mãos do cliente, o que provocou a transformação para o estilo colaborativo”, explica.

Gilbert afirma que a associação disponibiliza simulações de vendas, já baseadas na nova matriz de decisão dos clientes, na qual tudo é digital. “Os profissionais precisam entender a ideia de integração da propaganda, otimizando os preços nos diferentes canais de distribuição e entendendo as diferentes abordagens conforme com a demanda. Os vendedores têm que ter insights em como se tornar um colaborar estratégico, ser uma fonte de análise confiável e estar sempre atualizado com as tendências do mercado”, afirma.

Na sequência, Brian Payea, chefe de Relações com a Indústria do TripAdvisor, abordou a importância da boa reputação online, que já chega a ser mais relevante inclusive que os valores da hospedagem. “O preço hoje é o terceiro item que interfere na escolha do empreendimento. Os brasileiros, por exemplo, consultam ao menos quatro hotéis antes de realizar uma escolha”. O executivo também enalteceu que as avaliações recentes contribuem para o bom ranqueamento do estabelecimento. “A rapidez e a qualidade da resposta ajudam na manutenção do status positivo da unidade e evitam prejuízos na reputação com comentários negativos. Ao se manifestar, as empresas devem ser sinceros nas desculpar e informar que estão trabalhando para achar soluções”, detalha.

Mariano Porcel, diretor de Vendas para o Cone Sul da Travel Click, apresentou os principais comportamentos e preferências dos viajantes atuais, e as maneiras de se adequar à esta nova realidade. “Ao menos 70% dos turistas consideram as avaliações online mais importantes do que a publicidade. Hoje os consumidores deixaram de ser leais à marca, pois as informações vistas nas redes sociais passaram a influenciar todo o ciclo da viagem, e os bens materiais perderam espaço para as experiências. O ideal é ser autêntico, criativo e visualmente interessante. O vídeo e a foto panorâmica são excelentes atrativos nas plataformas digitais”, diz Porcel.

Encerrando o evento, Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, apontou os principais equívocos que os profissionais cometem ao tratar da inovação no ambiente corporativo. “Inovação é mais que novidade, é diferente de adequação, é mais do que um novo produto, mais do que uma ideia e mais do que tecnologia. É um tipo de movimento estratégico no negócio que gera resultados e uma vantagem competitiva que é transitória. Por isso é preciso estar sempre atualizado em relação ao seu próprio contexto e seguir inovando”, finaliza.

HSMAI
Fundada nos Estados Unidos em 1927, a entidade é composta por cerca de sete mil integrantes de 35 países. No Brasil, fazem parte do conselho da associação Guilherme Marques, do Grupo Pestana, Marco Jorge, do TripAdvisor, Pilar Osório, da Travel Click, Renato Camargo, da Accor, Paulo Gustavo Gomes, da Blue Tree Hotels e Silvio Araújo, do Grand Hyatt São Paulo.

Segundo Gabriela Otto, além da Strategy Conference anual, devem ser organizados encontros menores ao longo do ano, pelo menos a cada dois meses.

 

Fonte: Revista Hotelnews

 

Jarrett Stidham Jersey